quarta-feira, 7 de março de 2018

Saúde capacita profissionais de 16 estados que ofertarão a PrEP

Saúde capacita profissionais de 16 estados que ofertarão a PrEP
Nova fase de implementação da PrEP incluirá mais 28 serviços do SUS em 23 municípios

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde está capacitando profissionais de saúde de 16 estados que passarão a ofertar a Profilaxia pré-Exposição (PrEP) ainda neste ano. A capacitação ocorre em três etapas – duas delas virtuais e uma presencial. A primeira etapa foi realizada na última sexta-feira (02/03), com o objetivo de apresentar estudos internacionais que comprovam a eficácia da PrEP. Foi abordada também – para se alcançar o resultado de prevenção esperado – a importância da adesão do usuário habilitado a usar esta profilaxia.

O tema foi apresentado pelo médico infectologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Vasconcelos, que trabalha com pesquisas clínicas no campo da prevenção de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O infectologista atende pessoas que vivem com HIV desde 2007.

A segunda etapa virtual será realizada no dia 29 de março e abordará o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV e a estratégia para sua implementação.

O terceiro encontro será presencial, ao longo de dois dias – 10 e 11 de abril – e reunirá em Brasília as coordenações de HIV/Aids dos 16 estados e profissionais de saúde dos 28 serviços selecionados.

Os 16 estados incluídos nesta nova fase de implementação da oferta de PrEP no SUS são Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Tocantins, Sergipe – em um total de 23 municípios.

A implementação de PrEP no Sistema Único de Saúde (SUS) teve início em dezembro de 2017 em 11 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Mais informações em www.aids.gov.br/prep

PREVENÇÃO COMBINADA – A PrEP faz parte de uma estratégia que norteia a resposta Brasileira à epidemia de HIV/aids – a chamada “prevenção combinada”. Além da PrEP, a estratégia inclui a testagem, a Profilaxia pós-Exposição ao HIV (PEP), o uso de preservativos, o tratamento de outras IST e o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:

0 comentários: